I say blog!
  • 02
  • set

iPhone também pode servir de estetoscópio

Por Mariana Almeida, em Apple, iPhone.

Ir ao médico ainda que a especialidade varie é quase certo se deparar e muito vezes ter um estetoscópio encostado em seu corpo.

O estetoscópio surgiu em meados do século XIX e ainda é o mais utilizado por médicos para ouvir os batimentos cardíacos de seus pacientes, embora já haja outras opções como um aparelho que digitaliza as batidas e pode enviar por transmissão sem fio a um computador.

Agora a nova opção para substituir o estetoscópio é o uso de um iPhone, até mesmo na área médica parece que a Apple está querendo se infiltrar.

O aplicativo que permite ao iPhone trabalhar como um estetoscópio é extremamente barato custando apenas 90 centavos de dólar, algo aproximado a um real e cinquenta centavos.  O iStethoscope Pro, nome dado ao aplicativo, além de possibilitar a escuta dos batimentos cardíacos, também permite a gravação destes e ainda faz uma representação gráfica deles direto na tela do aparelho.

Quando atuando como estetoscópio, o iPhone capta as batidas mediante um microfone acoplado no aparelho que deve ser encostado diretamente na pele do paciente, já quem for ouvir as batidas, no caso o médico, deve usar fones de ouvido, sendo estes da melhor qualidade possível para que possa haver uma maior precisão nos resultados.

Peter Bentley, criador do software e pesquisador da Universidade de Londres, em entrevista a rede BBC garantiu que se o aparelho for colocado da forma correta é possível ouvir um som claro e nítido do coração. Porém Bentley advertiu que o microfone do iPhone é menor do que o diafragma de um estetoscópio convencional, devendo ter um maior cuidado já que “não se pode colocar o microfone ao acaso e esperar ouvir o coração, ele deve ser colocado com muita precisão. Para escutar o coração é preciso aprender onde escutá-lo”.

O  iStethoscope pode ser baixado através da loja online da Apple, a Apple Store.



1 Comentário Publicado por Mariana Almeida
Tags associadas ao artigo: , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "iPhone também pode servir de estetoscópio"


Comente:

1 comentrio su "iPhone também pode servir de estetoscópio"

  1. […] público em geral, acabaram gerando mais um motivo para aparente interminável batalha entre a Apple e o […]





© EuLigo, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.